logo RCN

Hospital Dom Joaquim faz plano de ação para reabertura após os estragos do temporal

Unidade hospitalar foi completamente atingida e está temporariamente fechada para todos os atendimentos

O temporal que assolou o município de Sombrio e região na madrugada do dia 18 de novembro comprometeu todos os setores do Hospital Dom Joaquim, devido à queda do telhado da unidade. Durante o final de semana, todos os pacientes foram transferidos para hospitais próximos e as cirurgias foram canceladas. Além disso, um mutirão de colaboradores realizou a primeira limpeza e as pequenas manutenções com o intuito de tentar recuperar documentos, computadores, equipamentos e móveis.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 20 de novembro, a equipe diretiva, administrativa e demais colaboradores da unidade hospitalar se reuniram para fazer um levantamento dos prejuízos e estragos causados em todos os setores. Segundo a Diretora Geral, Mariele Dossoler, os danos ocasionados pelo temporal ainda estão sendo contabilizados, mas a primeira estimativa é que todo o telhado precisará ser refeito, assim como a fiação elétrica. "Chovia dentro, igual como se fosse na rua. Danificou muito a parte elétrica, instalações, circuitos, queimaram vários equipamentos devido a descarga elétrica que teve por conta dessa chuva e do vento que destelhou total o hospital. Foi uma noite bem complicada e de muita tristeza, um terror que passamos aqui dentro. Nosso hospital estava lotado. Muitos pacientes tiveram que ser remanejados na hora para setores que estavam menos danificados para mantê-los seguros.
No mesmo momento, cancelamos as cirurgias e começamos as transferências dos pacientes" relatou a diretora.

Mariele, conta que nem durante o Furacão Catarina, que assolou a região em 2004, o Hospital precisou ser fechado. "É um dia muito triste para nós. Primeiramente sem pacientes, estamos totalmente fora da nossa rotina. Olhar o Hospital fechado nos causa muito dor. Este temporal foi muito pior do que o Catarina para o Dom Joaquim. Na época do furacão, conseguimos manter os serviços. Desta vez, não. Os funcionários estão aqui no Hospital tentando fazer o melhor.
Estamos fazendo um levantamento do que queimou, do que perdemos. Não temos ainda a dimensão dos estragos, mas sabemos que neste momento o prudente é fechar temporariamente, reconstruir e logo retomar nossas atividades.

De acordo com Mariele, o Instituto Maria Schimitt, através das suas unidades, irá absorver a demanda do hospital Dom Joaquim neste período.

Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, às 8h30, será realizada uma coletiva de imprensa aberta a população em que estará em pauta o fechamento temporário do Hospital DomJoaquim, as ações para a recuperação do prédio e o retorno dos atendimentos.

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum Anterior

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum

Governador Jorginho inaugura dez novos leitos de UTI no Dom Joaquim Próximo

Governador Jorginho inaugura dez novos leitos de UTI no Dom Joaquim

Deixe seu comentário