logo RCN

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum

No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a necessidade urgente de detecção precoce e tratamento rápido para crianças e jovens com câncer.

No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a necessidade urgente de detecção precoce e tratamento rápido para crianças e jovens com câncer. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para uma projeção de 7.930 casos entre 2023 e 2025, sendo a região Sul a mais impactada, com 153,29 por milhão para meninos e 151,19 por milhão para meninas.

Em Santa Catarina, o foco está em garantir que esses pacientes tenham acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. Dessa forma, no Estado diante dos primeiros sintomas, as crianças são encaminhadas imediatamente aos serviços de referência, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria (HJAF), em Joinville.

“Quando falamos de câncer sempre destacamos quem tem câncer têm pressa, e no caso das crianças reforçamos ainda mais. Nosso trabalho é garantir o acesso rápido ao diagnóstico e ao tratamento, por isso, aqui no Estado, nossas crianças e jovens têm atendimento imediato”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Ana Paula Winneschhofer, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do HIJG, enfatiza a importância de conscientizar sobre o câncer. O Dia Internacional, instituído em 2002, desempenha um papel crucial nesse processo. “A maior causa de morte na infância, após acidentes, é o câncer. Por isso, é crucial disseminar o conhecimento sobre os sintomas, notados pelos familiares e pediatras”, alerta.

Entre os sintomas destacam-se palidez, cansaço, recusa alimentar, manchas roxas, sangramentos, dores de cabeça, vômito ao acordar, perda de peso, febre oscilante, dor ao caminhar e quando a criança pede muito colo. A médica reforça a importância das consultas regulares ao pediatra, visando diagnósticos precoces e aumentando as chances de tratamento e cura.

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum. Em 2023 foram realizados cerca de 4 mil atendimentos no ambulatório de oncologia do HIJG, e neste ano já foram ultrapassados os 400. “Cada paciente que passa por tratamento aqui no nosso hospital é acompanhado por diversos profissionais passando por consultas constantes em nosso ambulatório”, reforça a médica.

Já no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, os números também são altos, em 2023 foram 1456 atendimentos e em 2024 até o momento, 95.

Além do diagnóstico precoce e tratamento eficaz, a prevenção também é fundamental, com destaque para a importância de manter as vacinas em dia. Para esses casos, ganham destaque as vacinas contra a hepatite e HPV que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer.

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença Anterior

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença

Hospital Dom Joaquim faz plano de ação para reabertura após os estragos do temporal Próximo

Hospital Dom Joaquim faz plano de ação para reabertura após os estragos do temporal

Deixe seu comentário