logo RCN

Governo do Estado discute maneiras de garantir acesso à Saúde sem judicialização

O Governo de Santa Catarina discutiu nesta quinta-feira, 14, a distribuição de medicamentos e a realização de cirurgias sem a necessidade de judicialização

O Governo de Santa Catarina discutiu nesta quinta-feira, 14, a distribuição de medicamentos e a realização de cirurgias sem a necessidade de judicialização. O Tribunal de Contas do Estado apresentou um levantamento com dados de ações que buscaram na Justiça o direito constitucional à saúde, nos últimos anos. Participaram da reunião, além do governador Jorginho Mello, a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, o procurador-geral do estado, Márcio Vicari, e o defensor público-geral Renan Soares de Souza. 

O encontro teve como objetivo fazer essas demandas serem atendidas com a maior brevidade possível sem fazer a população esperar por decisão judicial. 

O governador Jorginho Mello lembrou que mais uma vez o executivo busca o diálogo com outros poderes para solucionar algum problema, ação adotada desde o começo do seu mandato. “A saúde é um direito basilar, está na Constituição. Então não se discute isso, nós temos que socorrer. É por isso que estamos trabalhando muito para reduzir essas filas, acabar com essas filas, consultar melhor as pessoas, regionalizar a saúde, dar mais conforto para as pessoas não terem que atravessar o estado inteiro pra fazer uma consulta especializada. Diversas providências nós estamos tomando para ir ao encontro do melhor resultado da saúde pública de Santa Catarina”, afirmou o governador.

A secretária da Saúde, Carmen Zanotto, considera fundamental o diálogo ampliado para buscar a melhoria constante do atendimento em saúde em todo o estado. “Momento importante em que a gente conseguiu discutir a necessidade, que já é um diagnóstico da Secretaria de Estado da Saúde e dos poderes também, na melhoria da garantia do acesso aos medicamentos e materiais para que a gente possa evitar ou reduzir a judicialização naquilo que já é dever do Estado e da União com relação aos medicamentos”, finalizou.

O conselheiro do TCE, Luiz Eduardo Cherem, trouxe informações levantadas desde 2001 e os custos disso tudo para os cofres públicos. “É um momento ímpar que nós estamos vivendo, o executivo, o judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas querem achar uma solução que atenda a demanda da pessoa necessitada daquele medicamento”, explicou.

Um novo encontro entre o grupo ficou pré-agendado para o mês que vem. A expectativa é avançar nas ações para diminuir o tempo de espera do cidadão que busca tratamento médico em Santa Catarina.

Governador Jorginho inaugura dez novos leitos de UTI no Dom Joaquim Anterior

Governador Jorginho inaugura dez novos leitos de UTI no Dom Joaquim

Com 21 novas ambulâncias, Saúde estadual tem frota renovada e reforça qualidade no atendimento de emergências Próximo

Com 21 novas ambulâncias, Saúde estadual tem frota renovada e reforça qualidade no atendimento de emergências

Deixe seu comentário