Temporada da pesca artesanal da tainha tem início em Santa Catarina
Casa Guido apresenta Projeto Capacitar para Salvar

Com um público seleto, formado por profissionais das secretarias de Educação, Saúde, Social e SAMU, que lotou o auditório Pedro Paulo Mezari na EEBM Inês Tonelli Nápole, foi realizada na noite de segunda-feira, 15 de maio, uma importante palestra com o tema, Capacitar para Salvar.
Com um público seleto, formado por profissionais das secretarias de Educação, Saúde, Social e SAMU, que lotou o auditório Pedro Paulo Mezari na EEBM Inês Tonelli Nápole, foi realizada na noite de segunda-feira, 15 de maio, uma importante palestra com o tema, Capacitar para Salvar. A secretária de Saúde e Ação Social, Elixsandra Mota, Nega, sdeu as boas vindas a todos e homenageou às assistentes sociais pela passagem do seu dia. Esteve presente a Assistente Social da Amesc, Rosangela Alexandrino.
A seguir, o coordenador de ações institucionais da Casa Guido, Schneider, falou sobre os programas que mantem a instituição, bem como as parcerias que são fundamentais. Num segundo momento a Biomédica, Dra. Lisiene, falou da importância do Diagnóstico Precoce, por meio da demonstração lúdica do material desenvolvido para informar a sociedade sobre os principais sintomas e sinais sugestivos do câncer infanto-juvenil, sintomas estes que necessitam de muita atenção, pois podem ser facilmente confundidos com doenças da infância. Os participantes interagiram com perguntas, tornando a capacitação de fácil entendimento.
Confira os principais sinais e sintomas sugestivos do Câncer Infanto-juvenil:
1- Caroço em qualquer parte do corpo.
2- Febre prolongada sem causa definida.
3- Palidez inexplicada, fraqueza ou perda de apetite.
4- Emagrecimento involuntário.
5- Aumento progressivo da barriga.
6- Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash.
7- Inchaço das pernas ou braços, acompanhado de dor.
8- Irritabilidade, agressividade ou desânimo, sem motivos.
9- Aumento significativo de um dos olhos com ou sem estrabismo.
10- Manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo com sangramento, sem corte ou batidas.
11- Anemia com dor nas pernas.
12- Dor de cabeça com vômito pela manhã.
Agradecimento
A Secretária Nega, agradece aos palestrantes, ao comparecimento em massa dos servidores e acredita que o conteúdo apresentado será de grande valia para a prática dos profissionais que estão na linha de frente das escolas e ou área social do Município de Meleiro.
Deixe seu comentário