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FORMAÇÃO CONTINUADA FORTALECE PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria de Educação de Araranguá, por meio da Escola de Formação, promoveu na última semana uma Formação Continuada voltada aos professores da Educação Infantil. Os encontros aconteceram na UFSC e foram conduzidos pelas professoras formadoras, Alíria Costa e Kelli Cristina Elias.
A Secretaria de Educação de Araranguá, por meio da Escola de Formação, promoveu na última semana uma Formação Continuada voltada aos professores da Educação Infantil. Os encontros aconteceram na UFSC e foram conduzidos pelas professoras formadoras, Alíria Costa e Kelli Cristina Elias.
O tema central da formação foi “Observação e Registro”, uma prática fundamental que permite aos educadores identificar os estágios de desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, compreendendo melhor como elas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo ao seu redor.
De acordo com as formadoras, o registro das observações possibilita o planejamento de intervenções pedagógicas mais assertivas e personalizadas, respeitando o ritmo, os interesses e as necessidades individuais de cada criança — o que contribui significativamente para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
A prática de observar e registrar também fortalece o vínculo afetivo entre educadores e crianças. Quando os profissionais demonstram um olhar atento e sensível às experiências infantis, promovem um ambiente acolhedor e seguro, essencial para o pleno desenvolvimento das crianças.
Além disso, os registros desempenham um papel importante na avaliação semestral e funcionam como uma ponte de comunicação com as famílias, possibilitando que os pais acompanhem de forma mais próxima o desenvolvimento dos seus filhos.
Investir na formação continuada é investir na qualidade da educação infantil e no fortalecimento do elo entre escola e família.
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