Volta às aulas: Maracajá inicia Semana Pedagógica

A Prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Educação, deu início nesta segunda, dia 8, a Semana Pedagógica, que reúne diretores, professores, técnicos pedagógicos e auxiliares de educação infantil. Aprendizado, atualização de conhecimentos e debates do setor educacional serão alguns dos temas debatidos nos quatro dias de capacitação.
A Semana Pedagógica segue até quinta, dia 11, com uma programação voltada aos diretores, professores, técnicos pedagógicos e auxiliares de educação infantil
A solenidade de abertura aconteceu no Salão Comunitário, da Vila Beatriz, e contou com a presença do prefeito Anibal Brambila, vice Volnei Rocha, Secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite, Diretor do Departamento de Educação, Daniel de Souza, primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, presidente da Câmara de Vereadores, Matias José Matias, Rosilaine Bitencourt, presidente do Conselho Municipal de Educação, e Michele Nolla, presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além de dar boas-vindas aos educadores, o prefeito Anibal Brambila, também pediu apoio de toda a classe, para fazer um ano letivo produtivo. "Sabemos que devido à pandemia, ainda teremos um ano difícil, de adaptação, cuidados e paciência. Mas, acredito que se trabalharmos todos integrados vamos conseguir atingir nosso objetivo, que é oferecer uma Educação de qualidade aos nossos estudantes", disse.
O vice-prefeito, Volnei Rocha, salientou que as três escolas e o Centro de Educação Infantil (CEI), já estão sendo preparados para o retorno, tanto na parte estrutural, quanto nos cuidados de higiene no combate a Covid-19. "Será um ano desafiador a todos os profissionais da Educação, que mais uma vez terão que se adaptar a uma rotina diferenciada, devido à pandemia. Nós como gestores vamos acompanhar todo esse processo, pois nosso objetivo é proporcionar ensino de qualidade, mas também cuidar do bem-estar de todos que integram a comunidade escolar", relatou.
Retorno
O diretor do Departamento de Educação, Daniel de Souza, apresentou sua equipe de trabalho e enfatizou a importância de toda a classe educacional trabalhar unida, buscando superar no dia a dia as adversidades que aparecerão.
Ele explicou que Maracajá definiu para 1º de Março a volta às aulas e a retomada se dará nos modelos de aula presencial e remota."Vamos respeitar a matriz de risco da região sendo gravíssimo as escolas poderão atender somente 50% das matrículas do turno. Já em matriz de risco grave, alta ou moderada, o atendimento será conforme a capacidade definida pelo tamanho da sala de aula x distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os estudantes", detalhou.
1º Dia de Capacitação
Uma das surpresas do primeiro dia de capacitação foi a presença do Trio do Mistura Fina Jazz, de Araranguá. Além de fazer a abertura do evento, o trio de músicos, que na sua formação também conta com um pedagogo, cantou e encantou os presentes. "Foi um manhã única, com astral diferenciado, onde os músicos repassaram muitas palavras de motivação, além de proporcionarem um momento de reflexão sobre a educação", relatou o Diretor de Educação. Já a tarde aconteceu uma palestra motivacional com o terapeuta Edevaldo Réus Rovaris, mais conhecido por Dinho.
As merendeiras, serviços gerais, motoristas e monitores de ônibus, também participaram de uma capacitação. Os profissionais assistiram a palestra de Sibele Borba, onde a temática era: Um jeito novo de fazer educação em que todos importam.
Programação
· Terça: 8h30min - Apresentação dos modelos de aulas presenciais e remotas - (Diretor do Departamento de Educação: Daniel de Souza); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min: Palestra: Tecnologias na Educação (UFSC); 15h coffee break e 17h encerramento das atividades do dia.
Quarta: 8h30min - A Sala de Aula Inovadora (Sibele Borba); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min retorna a mesma palestrante.
· Quinta: 8h30min - Avaliação Diagnóstica (Paula Mazon); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min: Palestra: Adaptação Curricular em tempo de pandemia (Paula Mazon); 15h coffee break e 17h encerramento da Semana Pedagógica.
Deixe seu comentário