logo RCN

Volta às aulas: Maracajá inicia Semana Pedagógica

A Prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Educação, deu início nesta segunda, dia 8, a Semana Pedagógica, que reúne diretores, professores, técnicos pedagógicos e auxiliares de educação infantil. Aprendizado, atualização de conhecimentos e debates do setor educacional serão alguns dos temas debatidos nos quatro dias de capacitação.

A Semana Pedagógica segue até quinta, dia 11,  com uma programação voltada aos diretores, professores, técnicos pedagógicos e auxiliares de educação infantil
 
 A solenidade de abertura aconteceu no Salão Comunitário, da Vila Beatriz, e contou com a presença do prefeito Anibal Brambila, vice Volnei Rocha, Secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite, Diretor do Departamento de Educação, Daniel de Souza, primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, presidente da Câmara de Vereadores, Matias José Matias, Rosilaine Bitencourt, presidente do Conselho Municipal de Educação, e  Michele Nolla, presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

                Além de dar boas-vindas aos educadores, o prefeito Anibal Brambila, também pediu apoio de toda a classe, para fazer um ano letivo produtivo. "Sabemos que devido à pandemia, ainda teremos um ano difícil, de adaptação, cuidados e paciência. Mas, acredito que se trabalharmos todos integrados vamos conseguir atingir nosso objetivo, que é oferecer uma Educação de qualidade aos nossos estudantes", disse.

                O vice-prefeito, Volnei Rocha, salientou que as três escolas e o Centro de Educação Infantil (CEI), já estão sendo preparados para o retorno, tanto na parte estrutural, quanto nos cuidados de higiene no combate a Covid-19. "Será um ano desafiador a todos os profissionais da Educação, que mais uma vez terão que se adaptar a uma rotina diferenciada, devido à pandemia. Nós como gestores vamos acompanhar todo esse processo, pois nosso objetivo é proporcionar ensino de qualidade, mas também cuidar do bem-estar de todos que integram a comunidade escolar", relatou.  

                Retorno

                O diretor do Departamento de Educação, Daniel de Souza, apresentou sua equipe de trabalho e enfatizou a importância de toda a classe educacional trabalhar unida, buscando superar no dia a dia as adversidades que aparecerão.

                Ele explicou que Maracajá definiu para 1º de Março a volta às aulas e a retomada se dará nos modelos de aula presencial e remota."Vamos respeitar a matriz de risco da região sendo gravíssimo as escolas poderão atender somente 50% das matrículas do turno. Já em matriz de risco grave, alta ou moderada, o atendimento será conforme a capacidade definida pelo tamanho da sala de aula x distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os estudantes", detalhou.  

1º Dia de Capacitação

 

                Uma das surpresas do primeiro dia de capacitação foi a presença do Trio do Mistura Fina Jazz, de Araranguá. Além de fazer a abertura do evento, o trio de músicos, que na sua formação também conta com um pedagogo, cantou e encantou os presentes. "Foi um manhã única, com astral diferenciado, onde os músicos repassaram muitas palavras de motivação, além de proporcionarem um momento de reflexão sobre a educação", relatou o Diretor de Educação. Já a tarde aconteceu uma palestra motivacional com o terapeuta Edevaldo Réus Rovaris, mais conhecido por Dinho.

 

                As merendeiras, serviços gerais, motoristas e monitores de ônibus, também participaram de uma capacitação. Os profissionais assistiram a palestra de Sibele Borba, onde a temática era: Um jeito novo de fazer educação em que todos importam.

 
Programação

·         Terça: 8h30min - Apresentação dos modelos de aulas presenciais e remotas - (Diretor do Departamento de Educação: Daniel de Souza); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min: Palestra: Tecnologias na Educação (UFSC); 15h coffee break e 17h encerramento das atividades do dia.
 
         Quarta: 8h30min - A Sala de Aula Inovadora (Sibele Borba); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min retorna a mesma palestrante.

 ·         Quinta: 8h30min -  Avaliação Diagnóstica (Paula Mazon); 10h coffee break; 12h intervalo de almoço. Às 13h30min: Palestra: Adaptação Curricular em tempo de pandemia (Paula Mazon); 15h coffee break e 17h encerramento da Semana Pedagógica.

Governo de Santa Catarina oficializa posse de 723 novos professores efetivos para rede estadual Anterior

Governo de Santa Catarina oficializa posse de 723 novos professores efetivos para rede estadual

SED detalha modelos de retorno das aulas para gestores da rede estadual Próximo

SED detalha modelos de retorno das aulas para gestores da rede estadual

Deixe seu comentário