Polícia Civil abre exposição histórica pelos 207 anos

Entre os itens expostos estão livros de registros de 'queixa' manuscritos, outros de posse dos policiais, máquina de escrever, uniformes antigos, recortes de jornais e a primeira bandeira da Polícia Civil.

Manhã de puro saudosismo na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Criciúma nesta terça-feira (30/07). Policiais civis aposentados e ex-delegados regionais participaram da abertura da Exposição Histórica, montada em comemoração aos 207 anos da instituição no Estado. O evento faz parte da programação da Semana Comemorativa, organizada pela Delegacia Geral e que acontece em todas as regiões.

Entre os itens expostos estão livros de registros de "queixa" manuscritos, outros de posse dos policiais, máquina de escrever, uniformes antigos, recortes de jornais e a primeira bandeira da Polícia Civil. O garimpo dos itens históricos foi feito pelo agente Arilson Carlos Nazário. Para ele, a pesquisa foi como "redescobrir a instituição e suas origens". O policial enaltece que a exposição é para valorizar aqueles que, por conta dos recursos de sua época, fizeram uma bela história da Polícia Civil de Santa Catarina.

O delegado aposentado Ilson da Silva, atualmente radicado na Capital, retornou a Criciúma, onde foi DRP no período de 1995 a 1998. "Esta vinda para cá hoje me marcou muito, pois esta foi uma região desafiadora de trabalhar, sempre com muitas cobranças da sociedade", comentou ele, que também foi Delegado Geral. Já Marino Silvestre, que atuou por 34 anos como comissário e agente, relembrou que foi um dos dois policiais a usar a primeira máquina de escrever que chegou em Criciúma em 1983, pois eram os únicos a ter curso de datilografia. "Era uma época muito diferente e temos de nos encontrar mais vezes, assim como hoje", alegrou-se.

 

Fotos: Assessoria e Imprensa 6ª DRP

 

Taize Pizoni de Souza
Jornalista
Escrivã de Polícia Civil
Criciúma/SC

Imagens








GAZETA_final.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina