Saúde do Arroio monitora turista israelense com suspeita de Coronavirus

O Município de Balneário Arroio do Silva apresenta o primeiro caso suspeito de COVID-19. Um homem de 43 anos foi atendido na Unidade de pronto Atendimento de Araranguá, apresentado febre, tosse, dificuldade de respirar e sintomas gastrointestinais.

Prefeitos da Região da Amesc devem tomar posição sobre aulas na rede de ensino em reunião nesta terça-feira, 17 de março.

O Município de Balneário Arroio do Silva apresenta o primeiro caso suspeito de COVID-19. Um homem de 43 anos foi atendido na Unidade de pronto Atendimento de Araranguá, apresentado febre, tosse, dificuldade de respirar e sintomas gastrointestinais. Foi realizado a notificação ao órgão competente, recebeu alta, está em isolamento domiciliar e aguarda o resultado do exame. Até o momento não há casos confirmados na região da AMESC.

O homem suspeito é residente de Israel e está no município há dois dias passando férias.

O Departamento de vigilância epidemiológica municipal foi notificada na manhã de hoje, 16-03 e já tomou as medidas necessárias, conforme protocolo de atendimento do Ministério da Saúde.

Nível de Alerta

A Enfermeira Franciele Ramos, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, informa que o município encontra-se em nível de alerta, conforme a organização da resposta às emergências em saúde pública de acordo com os níveis de ativação. O nível de resposta de Alerta corresponde a uma situação em que há risco de introdução do vírus SARS-COV2 no município, com casos suspeitos sob investigação.

A mesma informa que a equipe técnica já estabeleceu um fluxograma de atendimento frente aos possíveis casos suspeitos, além das orientações de prevenção às demais secretarias. Alerta a todos que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para o Corona vírus.

Comitê de Crise

Na tarde de hoje, 16, o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, reuniu-se com todos os secretários para debater a situação que se apresenta com esse primeiro caso de suspeita do Coronavirus no Município. "A Secretaria de Saúde está monitorando esse caso e na terça-feira, 17, estaremos reunidos com os demais prefeitos da Amesc para tomar posição em conjunto sore o combate ao vírus em nível regional", destaca o prefeito. Não se descarta o cancelamento das aulas nos CEIs e Escolas do Município.

Recomendações

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;

Se não houver água e sabão, usar um anti-séptico para as mãos a base de álcool;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato próximo com pessoas doentes;

Ficar em casa quando estiver doente;

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.








GAZETA_final.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina